Câncer de Mama será tema de palestra na Fraternidade Universal V
Postado em: 04/10/2019
Um mês inteiro para conscientizar sobre a prevenção e alertar para o câncer de mama, uma doença que só no ano passado foi responsável por 198 novos tratamentos no Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim – ES, referência no sul do estado em tratamento da doença. Por isso, a A∴R∴L∴S∴ Fraternidade Universal V não poderia ficar de fora da campanha.
O Irmão e médico Drº Sérgio Damião será o palestrante da sessão do dia 07 de outubro, aberta para todas as famílias. O evento é uma iniciativa da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul e tem como objetivo reforçar os cuidados e alertar sobre o câncer de mama.
O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais, formando um tumor. São vários os tipos de câncer de mama, por isso a doença pode evoluir rapidamente ou levar mais tempo para aparecerem s primeiros sintomas. Daí a necessidade do diagnóstico precoce.
Sendo o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres, se não for tratado no início pode levar a morte. Nos primeiros seis meses de 2019 foram registradas 217 mortes no Espírito Santo, provocadas pelo câncer de mama. E o medo das mulheres em receberem o diagnóstico da doença acaba dificultando o tratamento.

FATORES DE RISCO
Para o tratamento de câncer de mama, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece todos os tipos de cirurgia, como mastectomias, cirurgias conservadoras e reconstrução mamária, além de radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e tratamento com anticorpos.
A lei nº 12.732, de 2012, estabelece que o paciente com neoplasia maligna tem direito de se submeter ao primeiro tratamento no SUS, no prazo de até 60 dias a partir do dia em que for firmado o diagnóstico em laudo patológico ou em prazo menor, conforme a necessidade terapêutica do caso, segundo o Ministério da Saúde.
A prevenção do câncer de mama não é totalmente possível em função da multiplicidade de fatores relacionados ao surgimento da doença e ao fato de vários deles não serem modificáveis. De modo geral, a prevenção baseia-se no controle dos fatores de risco e no estímulo aos fatores protetores, especificamente aqueles considerados modificáveis.
Os principais fatores de risco comportamentais relacionados ao desenvolvimento do câncer de mama são: excesso de peso corporal, falta de atividade física e consumo de bebidas alcoólicas.
Estima-se que por meio da alimentação, nutrição e atividade física é possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama. Controlar o peso corporal e evitar a obesidade, por meio da alimentação saudável e da prática regular de exercícios físicos, e evitar o consumo de bebidas alcoólicas são recomendações básicas para prevenir o câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator protetor.

CÂNCER DE MAMA EM HOMENS
Apesar de baixa incidência, o câncer de mama também atinge os homens. Cerca de 1% do total de casos da doença. As causas do problema ainda são desconhecidas, mas em alguns casos existem alterações genéticas que aumentam o risco de desenvolvimento do câncer de mama. O tumor é mais comum em homens com idade avançada, entre 60 a 70 anos.
A forma mais segura de ter um diagnóstico são os exames da mamografia, ultrassonografia e biópsias. Na maioria dos casos, o volume da mama aumenta e surgem lesões no bico da mama. Os sintomas podem ser como uma dor no bico e sensação de inchaço, endurecimento do bico e da mama e nódulo embaixo do braço (axila). O tratamento é o mesmo das mulheres.
Na palestra do dia 07 de outubro, na Universal V, o Drº Sérgio Damião também vai falar sobre o Novembro Azul, movimento mundial que acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
 
 
.

Av. Francisco Lacerda de Aguiar, 35 - Gilberto Machado - Cachoeiro de Itapemirim - ES - Brasil - CEP 29303-300 
   e-mail: arls1524@gob-es.org.br   

© Copyright - Fraternidade Universal V - Cachoeiro de Itapemirim - ES - Brasil - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por ARCO Informática
- www.arcoinformatica.com.br
Ir.: Daladyer W. Borges Morandi - daladyer@gmail.com